Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final
Componente Curricular: Arte
Tema: Grandes Fotógrafos atuais no Brasil e no Mundo & Produção do aluno em Arte Visual
Aula 2
§ Inicio da fotomontagem, com prioridade na apresentação visual e expressividade de cada aluno;
Avaliação
Componente Curricular: Arte
Tema: Grandes Fotógrafos atuais no Brasil e no Mundo & Produção do aluno em Arte Visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
§ Pesquisar diferentes fotografias na mídia: internet e revistas especializadas;
§ Criar painéis fotográficos digitais variados a partir de obras dos maiores fotógrafos da atualidade;
§ Construir uma fotomontagem digital com valorização da composição visual e de sua expressividade.
Duração das atividades
• Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
· Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras;
· Noções Básicas de Picasa e Lightroom.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
§ Buscar fotografias no Google Imagens: Os Maiores Fotógrafos da atualidade no Brasil e no Mundo;
§ Buscar fotografias no Google Imagens: Os Maiores Fotógrafos da atualidade no Brasil e no Mundo;
§ Mostrar aos alunos a multiplicidade de fotografias;
§ Apresentar revistas especializadas em fotografia;
§ Pedir para os alunos selecionarem as fotos que mais gostaram para iniciar a fotomontagem.
Aula 2
§ Inicio da fotomontagem, com prioridade na apresentação visual e expressividade de cada aluno;
§ Seleção da cor de fundo do painel. Seleção da localização de cada foto selecionada pelo aluno;
§ Seleção da quantidade de fotos e inclinação de cada foto;
§ Finalização e debate envolvendo professor e alunos sobre cada trabalho realizado.
§ Seleção da quantidade de fotos e inclinação de cada foto;
§ Finalização e debate envolvendo professor e alunos sobre cada trabalho realizado.
Avaliação
É importante observar e acompanhar o envolvimento dos alunos em cada passo da criação da fotomontagem, propondo a troca de experiências e a autoavaliação como instrumentos de avaliação da prática artística, verificando a aplicação e apreensão dos conteúdos pesquisados no processo criativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário